Graduado em Economia pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Londres, na Escola de Estudos Orientais e Africanos, sua pesquisa e seus editoriais abrangem críticas ao Consenso de Washington.
Alfredo Saad Filho é professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no King's College London. Formado pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Londres, ele se destaca no campo da economia com foco em críticas ao Consenso de Washington e às políticas do FMI e do Banco Mundial. Saad Filho tem contribuído significativamente para o entendimento de políticas econômicas alternativas, especialmente aquelas voltadas para o desenvolvimento e a redução da pobreza.
Antes de se juntar ao King's College, ele ocupou cargos na SOAS, Universidade de Londres, e possui experiência na UNCTAD. Saad Filho é reconhecido internacionalmente, tendo lecionado em diversas instituições globais e recebido prêmios, como a Medalha pelo Conjunto da Obra da Universidade Federal de Goiás em 2014 e o Prêmio de Ensino da SOAS em 2016.
Seus interesses de pesquisa abrangem temas que incluem neoliberalismo, democracia, e teoria do valor-trabalho. Saad Filho também contribui como editor e membro de comissões em várias publicações acadêmicas. É autor de obras relevantes como "O CAPITAL DE MARX" e "A ERA DAS CRISES: NEOLIBERALISMO, O COLAPSO DA DEMOCRACIA E A PANDEMIA", ambas publicadas pela Contracorrente.