Menu
Finalizar o Pedido
0
HOME
PENSADORES
Adilson José Moreira

Adilson José Moreira

Adilson José Moreira, acadêmico nascido em São Paulo em 1958, é reconhecido por sua notável contribuição nas áreas de Direito Constitucional, Sociologia Jurídica e Direitos Humanos. Com Pós-Doutorado em Berkeley, ele leciona disciplinas como Direito Constitucional e Direitos Humanos, desafiando preconceitos. Autor de obras influentes, como "Racismo Recreativo," a Contracorrente edita suas obras, como o "Tratado de Direito Antidiscriminatório," promovendo conhecimento reflexivo e transformador.

Adilson José Moreira nasceu em São Paulo, em 1958. Sua jornada, permeada inúmeras conquistas acadêmicas, traça uma linha através das complexidades do Direito Constitucional, Sociologia Jurídica e Direitos Humanos.

O contexto socioeconômico da São Paulo da década de 1960, palco de um crescimento acelerado, serviu como o terreno fértil para a formação de Moreira.

Adilson José Moreira trilhou um caminho acadêmico notável. Possui rica bagagem educacional, culminando em um Pós-Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Berkeley em 2022. Seu percurso inclui Doutorados em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Harvard em 2013, e em Direito Constitucional pela UFMG com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Yale em 2007.

Além das salas de aula, Moreira desbravou instituições renomadas como pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Yale e, mais recentemente, como Professor Visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford em 2023. Sua atuação como pesquisador se estende por campos que abrangem Direito Constitucional, Direito Antidiscriminatório, Sociologia Jurídica, História do Direito, Direitos Humanos e Psicologia Jurídica.

No items found.
No items found.

Ao lecionar disciplinas como Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Direito Antidiscriminatório, Sociologia do Direito, Direitos Humanos e Psicologia Jurídica, Adilson José Moreira compartilha sua habilidade narrativa e seu vasto conhecimento com uma geração ávida por compreender as complexidades do sistema jurídico e social.

Suas contribuições estendem-se às prateleiras de bibliotecas e livrarias. Autor de obras impactantes como "Racismo Recreativo", Moreira continua a influenciar a discussão pública, desafiando preconceitos e promovendo uma visão mais justa e inclusiva do direito e da sociedade. A Contracorrente tem a honra de editar duas de suas obras fundamentais, o "Tratado de Direito Antidiscriminatório" e o finalista do Prêmio Jabuti de 2020, "Pensando Como Um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica", como parte de nosso compromisso com a disseminação de conhecimento reflexivo e transformador.

Pensadores Relacionados

No items found.

Cadastre seu E-mail para Receber Novidades

E-Mail
Obrigado. Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Não foi possível enviar seus dados. Por favor revise seu endereço de e-mail, aceite os termos e condições e tente novamente.
© Editora Contracorrente LTDA
2023
Alameda Itu, 852, 1º andar, Paulista, São Paulo – SP, 01421-002
CNPJ: 22.120.667.0001-60
Alameda Itu, 852, 1º andar, Paulista
CNPJ: 22.120.667.0001-60
São Paulo – SP
CEP: 01421-002
CNPJ: 22.120.667.0001-60
Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Em caso de dúvidas, consulte as Políticas do Site para saber mais.