Pedido de Compra

This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atenção: o preço de alguns itens mudou desde a sua última compra. Por favor, revise os valores no carrinho antes de finalizar o pedido.
This is some text inside of a div block.
R$
R$
2
Continuar Comprando
Frete
R$
Total
R$
Fechar Pedido
Uma complexa verdade: valoração da prova e decisão judicial
Uma complexa verdade: valoração da prova e decisão judicial

Uma complexa verdade: valoração da prova e decisão judicial

PRÉ-VENDA: ENVIO A PARTIR DE 20 DE OUTUBRO *Prazo estimado, podendo sofrer alterações.
Autoria:
Coordenação:
Lenio Streck
Tradução:
Tradutor:
Prefácio:
Tradutor:
Prefácio:
Tradutor:
Prefácio:
ISBN:
9786553963863
1ª Edição
Ano:
2026
Páginas:
804
1ª Edição
Ano:
2026
ISBN:
9786553963863
Páginas:
804
Peso:
Peso:
1100
Ano:
2026
Dimensões:
22.5
cm
×
15.5
cm
×
5
cm
Peso:
1100
“A tese deste livro é que toda teoria da prova depende previamente de uma teoria da decisão; por isso, enquanto a decisão permanecer presa à filosofia da consciência, nenhuma epistemologia conseguirá controlar o arbítrio. A teoria da prova fracassa porque nunca rompeu com a teoria moderna da decisão. Para tanto, o objetivo é operar fundamentalmente como um palimpsesto, exigindo que o leitor adote a postura da “desleitura” (misreading), na esteira do que nos ensinam Harold Bloom e Ernildo Stein. Desler significa raspar metodologicamente as sucessivas camadas de tinta que o tempo depositou sobre a tela, até encontrarmos a pintura original”.

‍

É com grande satisfação que a Editora Contracorrente anuncia o lançamento do livro Uma complexa verdade: valoração da prova e decisão judicial, do aclamado jurista Lenio Streck.

Nesta obra provocadora, o autor promove uma profunda revisão crítica dos fundamentos da teoria processual contemporânea, questionando pressupostos que, embora amplamente aceitos pela dogmática jurídica, revelam contradições filosóficas e epistemológicas decisivas. Com diálogo constante com a filosofia, a hermenêutica e a Teoria do Direito, Streck denuncia a apropriação superficial de conceitos como verdade, epistemologia, precedentes e ponderação, e defende a necessidade de um efetivo compromisso com a reflexão filosófica no campo jurídico.

Contra o relativismo e o voluntarismo que permeiam parte significativa da cultura jurídica contemporânea, o autor propõe um necessário ajuste epistêmico, ancorado na hermenêutica filosófica, na intersubjetividade e na reconstrução da história institucional do Direito. Em lugar da falsa alternativa entre objetivismo e subjetivismo, apresenta a ideia de uma “verdade complexa”, capaz de submeter a decisão judicial aos limites da Constituição, da integridade e da coerência.

SOBRE O AUTOR

Lenio Streck é Jurista, Professor e Advogado. Doutor em Direito, membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Academia Brasileira de Direito. Autor de mais de 80 obras no Brasil e no Exterior.

Índice

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

PARTE I

O(S) POSITIVISMO(S): ÀS VOLTAS COM OS DUALISMOS

CAPÍTULO I – O COMEÇO DO MAL-ESTAR – MODERNIDADE E DIREITO: ENTRE DUAS FACES DO MESMO PARADIGMA

CAPÍTULO II – O QUE É ISTO – A CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO?

2.1 Sem receitas exegéticas

2.2 A CHD como teoria crítica de segundo grau

2.3 O mal-estar e a terceira cadeira

2.4 O círculo hermenêutico e a impossibilidade do ponto zero

2.5 As três matrizes e o modo de sua articulação

2.6 Entre ontologia e normatividade: a ponte que precisa ser explicitada

2.7 O que a CHD não é

2.8 Quatro confusões adicionais que precisam ser evitadas

2.9 Pré-compreensão não é preconceito vulgar – e desleitura não é desrespeito

2.10 Da antecipação ao controle: o contraditório como acontecimento hermenêutico

2.11 A resposta adequada à Constituição

2.12 Correção, verdade e justificação: distinções necessárias

2.13 Os constrangimentos hermenêuticos da decisão

2.14 A objeção do desacordo enfrentada antes que vire espantalho

2.15 A objeção da circularidade e a objeção da indeterminação

2.16 Quaestio facti e quaestio iuris: uma separação que a hermenêutica não aceita sem exame

2.17 Por que este capítulo está aqui: o programa desta obra

CAPÍTULO III – O POSITIVISMO: MITOS E ESPANTALHOS DESLIDOS PELA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO

CAPÍTULO IV – POSITIVISMO JURÍDICO: A DUPLA CISÃO E OS PARADIGMAS FILOSÓFICOS

CAPÍTULO V – O POSITIVISMO JURÍDICO ANTES DE KELSEN E HART

CAPÍTULO VI – OS POSITIVISMOS JURÍDICOS PÓS-EXEGÉTICOS E PÓS-TEXTUALISTAS

CAPÍTULO VII – AS FORMAS EXCLUSIVAS E DESCRITIVISTAS DE POSITIVISMO

CAPÍTULO VIII – O POSITIVISMO DE LUIGI FERRAJOLI E A CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO: A TENTATIVA DE CONTROLAR A INTERPRETAÇÃO POR MEIO DE UMA “LÍNGUA LEGAL”

CAPÍTULO IX – AS FORMAS INCLUSIVAS E INCORPORACIONISTAS DE POSITIVISMO

CAPÍTULO X – A DISCRICIONARIEDADE COMO CARACTERÍSTICA ESTRUTURAL DO POSITIVISMO JURÍDICO

PARTE II

AINDA O POSITIVISMO – O ENFRENTAMENTO DOS FATOS E DA PROVA: O DESPERTAR DA CRISE

CAPÍTULO XI – A DISCUSSÃO DOS FATOS: UM AJUSTE COM O POSITIVISMO

11.1 Os fatos (valoração da prova) e a ausência de uma preocupação com a (teoria da) decisão nos diversos positivismos

CAPÍTULO XII – OS LIMITES DO POSITIVISMO E DO EMPIRISMO: QUEM PÕE O DIREITO E COMO SE INTERPRETA – APENAS UM DESCRITIVISMO?

12.1 O positivismo entre fatos e normas: limites, interpretação e o problema da “dispensa” dos fatos

12.2 O DNA do positivismo: quem põe o direito e o preço da descrição

CAPÍTULO XIII – PORQUE O LIVRE CONVENCIMENTO NÃO É APENAS UM PROBLEMA PROCESSUAL, E SIM A MANIFESTAÇÃO, NO DIREITO, DA FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA

CAPÍTULO XIV – A PROVA TARIFADA “SUPERADA” PELO LIVRE CONVENCIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPANTALHO – OS DRIBLES HERMENÊUTICOS QUE ANTECIPARAM O LIVRE CONVENCIMENTO

14.1 O Brasil, a prova tarifada e os problemas na transição para o livre convencimento: a criação de um enunciado performativo

14.2 O subjetivismo dos tempos da tarifação e a transição contestada: a adaptação darwiniana da dogmática processual que atravessou o século XX

14.3 De como a adoção do livre convencimento jogou o juiz nos braços da livre convicção, derivativo da íntima convicção – o exemplo privilegiado do processo penal pós-1941

CAPÍTULO XV – O GAP HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO: ENTRE A OBJETIVIDADE E O LIVRE CONVENCIMENTO

CAPÍTULO XVI – REPONDO A VERDADE SOBRE O SIGNIFICADO DO LINGUISTIC TURN

16.1 Por que o linguistic turn não significa ruptura entre consciência e mundo e por que o subjetivismo dos juízes com ele não tem qualquer relação

PARTE III

FENOMENOLOGIA DA PROVA, VERDADE CORRESPONDENCIAL, FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA E DOGMÁTICA PROCESSUAL

CAPÍTULO XVII – O QUE É ISTO – O RACIONALISMO PROBATÓRIO?

17.1 Oito indagações ao racionalismo probatório

CAPÍTULO XVIII – O EQUÍVOCO DE USAR A VERDADE CORRESPONDENCIAL COMO CONTENÇÃO DO PROTAGONISMO JUDICIAL – A FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA E A VERDADE CORRESPONDENCIAL: O CONFLITO DAS ADAEQUATIONES

18.1 A inversão epistemológica e a impossibilidade filosófica – as consequências do esquecimento dos fatos ou de como a epistemologia sem hermenêutica é cega e a hermenêutica sem epistemologia é vazia

18.2 Epistemologia e hermenêutica ou epistemologia vs. hermenêutica?

18.3 A epistemologia, a hermenêutica e a verdade (correspondencial)

CAPÍTULO XIX – DE COMO A HERMENÊUTICA NÃO É RELATIVISTA E DE COMO, NO DIREITO, A VERDADE CORRESPONDENCIAL PRECISA DO LIVRE CONVENCIMENTO – AFINAL, JUIZ CONSTRÓI FATOS?

19.1 O antirrelativismo da hermenêutica

19.2 Taruffo e a construção dos fatos

19.3 Putnam: fato, valor e o risco do realismo selvagem

19.4 Markus Gabriel e o novo realismo

CAPÍTULO XX – AS FORMAS DIVERSAS DE TRATAMENTO DA PROVA E DA DECISÃO NO BRASIL: DO LIVRE CONVENCIMENTO À ADOÇÃO DO RACIONALISMO, CONCOMITANTEMENTE OU NÃO

20.1 De como a operacionalidade e as representações sociais reproduzem o livre convencimento

20.2 De como o livre convencimento abriu caminho para a arbitrariedade e a proposta da solução do problema por meio do racionalismo da prova

20.3 A importação da tese do racionalismo para combater o subjetivismo do juiz

20.4 O racionalismo e a defesa dos standards: contradições em relação ao livre convencimento e ao criterialismo – o “dilema da ponte”

20.5 A manutenção da tese tradicional do livre convencimento

20.6 O racionalismo da prova, o livre convencimento e a racionalização negativa

20.7 O processo como método e a continuidade da aposta na livre apreciação da prova, mas sem verdade correspondencial e standards probatórios

20.8 Processo e verdade como objetivo epistêmico

20.9 A tradição racionalista e a best evidence

20.10 O deslocamento do subjetivismo do juiz para a força demonstrativa das provas – a aposta nos standards

CAPÍTULO XXI – PARA ALÉM DO RACIONALISMO PROBATÓRIO E DO LIVRE CONVENCIMENTO: AS ALTERNATIVAS CRÍTICAS

21.1 Os precursores da crítica ao subjetivismo e ao instrumentalismo

21.2 De como a perseguição da verdade não pode ser a única função do processo

21.3 A defesa do sistema acusatório e a gestão da prova como antídoto às simples verdades consolidadas da dogmática processual penal

21.4 A pretensão de uma nova racionalidade prática procedimental

21.5 Uma alternativa ao modelo de livre convencimento sem adesão ao racionalismo

21.6 A concomitância da rejeição ao livre convencimento com a adoção do racionalismo probatório

21.7 A dimensão epistêmica da prova e o racionalismo processual sem livre convencimento

21.8 Uma crítica à “verifobia” e às decisões baseadas em convicções pessoais

21.9 A valoração da prova e o Construtivismo Lógico-Semântico

21.10 A valoração da prova no garantismo processual

21.11 A valoração da prova e o antiprotagonismo judicial na análise comparativa Brasil-Portugal

21.12 A necessária objeção ao discricionarismo e ao livre convencimento na decisão judicial e administrativa

PARTE IV

CONCEITOS PARADIGMÁTICOS E COMO DECIDEM OS TRIBUNAIS

CAPÍTULO XXII – AS RAÍZES DO RACIONALISMO DA PROVA DEFENDIDO NO BRASIL: É POSSÍVEL DEFENDER ARGUMENTOS SUBJETIVISTAS A PARTIR DE QUEM USA A VERDADE OBJETIVISTA?

22.1 O paradigma hegemônico alçado a mito: o livre convencimento como auto fundador da fundamentação – o olhar sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores (STF, STJ e TST)

22.2 Uma resposta crítica à “questão da valoração” e à omissão de seu contexto paradigmático ou de como o positivismo não aparece nas discussões do racionalismo processual

22.3 Uma retranca epistêmica às possíveis objeções dos racionalistas

CAPÍTULO XXIII – A OPÇÃO POR UM NÃO-POSITIVISMO PARA ALÉM DO RÓTULO “PÓS-POSITIVISMO”

CAPÍTULO XXIV – AINDA (OU CADA VEZ MAIS) PRECISAMOS DISCUTIR A DECISÃO JUDICIAL: A DIFERENÇA ENTRE CRITÉRIOS HERMENÊUTICO-INTERSUBJETIVOS E CRITERIALISMO

24.1 Por que a verdade é aquilo que o sujeito da relação não pode dispor

24.2 Dez teses sobre a Complexa Verdade – e o que delas se segue

CAPÍTULO XXV – ELEMENTOS CONCLUSIVOS: O QUE FAZER COM OS FATOS? DESCREVER OU PRESCREVER? OS CUSTOS EPISTÊMICOS DECORRENTES DA NECESSIDADE DE DECIDIR – AFINAL, DIREITO SE FAZ TAMBÉM COM FATOS

25.1 O mal-estar da modernidade jurídica: as múltiplas faces da crise

25.2 Descrição vs. prescrição: a falácia dos fatos brutos

25.3 O dualismo moderno como patologia estruturante: objetivismo e subjetivismo

25.4 O positivismo, a discricionariedade oculta e o mito moralizante

25.5 A commonlização do Direito e o textualismo de segundo grau

25.6 O curto-circuito epistêmico: a incompatibilidade entre livre convencimento e verdade correspondencial

25.7 A aporia do racionalismo processual e a objetividade produto de uma autoconstrução

25.8 A terceira cadeira: o paradigma hermenêutico e a complexa verdade

25.9 Coerência e integridade como condição da decisão judicial

25.10 O indispensável constrangimento epistemológico e o papel da doutrina

PALIMPSESTO FINAL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

‍

Preço de capa do Produto:
R$
Preço Do Produto:
R$
Preço PARA ASSINANTE
R$
Quantidade de Itens do Pedido
1
Definir CEP PARA CÁLCULO de Frete
Adicionar CEP
FAZER o CÁLCULO de Frete
CEP
Não foi possível realizar o cálculo de frete. Por favortente novamente.
FRETE ECONÔMICO:
de 20 a 40 dias
R$Abc
Preço FINAL
R$
TÍTULO ESGOTADO — este livro não está mais disponível na nossa loja virtual. Clique aqui para explorar outras opções em nosso catálogo.
Comprar na Amazon
Quantidade indisponível! Por favor adicione apenas um único produto no carrinho.

Uma complexa verdade: valoração da prova e decisão judicial

PRÉ-VENDA: ENVIO A PARTIR DE 20 DE OUTUBRO *Prazo estimado, podendo sofrer alterações.
Autoria:
Coordenação:
Lenio Streck
Tradução:
Tradutor:
Prefácio:
Tradutor:
Prefácio:
Tradutor:
Prefácio:
ISBN:
9786553963863
1ª Edição
Ano:
2026
Páginas:
804
1ª Edição
Ano:
2026
ISBN:
9786553963863
Páginas:
804
Peso:
Peso:
1100
Ano:
2026
Dimensões:
22.5
cm
×
15.5
cm
×
5
cm
Peso:
1100
“A tese deste livro é que toda teoria da prova depende previamente de uma teoria da decisão; por isso, enquanto a decisão permanecer presa à filosofia da consciência, nenhuma epistemologia conseguirá controlar o arbítrio. A teoria da prova fracassa porque nunca rompeu com a teoria moderna da decisão. Para tanto, o objetivo é operar fundamentalmente como um palimpsesto, exigindo que o leitor adote a postura da “desleitura” (misreading), na esteira do que nos ensinam Harold Bloom e Ernildo Stein. Desler significa raspar metodologicamente as sucessivas camadas de tinta que o tempo depositou sobre a tela, até encontrarmos a pintura original”.

‍

É com grande satisfação que a Editora Contracorrente anuncia o lançamento do livro Uma complexa verdade: valoração da prova e decisão judicial, do aclamado jurista Lenio Streck.

Nesta obra provocadora, o autor promove uma profunda revisão crítica dos fundamentos da teoria processual contemporânea, questionando pressupostos que, embora amplamente aceitos pela dogmática jurídica, revelam contradições filosóficas e epistemológicas decisivas. Com diálogo constante com a filosofia, a hermenêutica e a Teoria do Direito, Streck denuncia a apropriação superficial de conceitos como verdade, epistemologia, precedentes e ponderação, e defende a necessidade de um efetivo compromisso com a reflexão filosófica no campo jurídico.

Contra o relativismo e o voluntarismo que permeiam parte significativa da cultura jurídica contemporânea, o autor propõe um necessário ajuste epistêmico, ancorado na hermenêutica filosófica, na intersubjetividade e na reconstrução da história institucional do Direito. Em lugar da falsa alternativa entre objetivismo e subjetivismo, apresenta a ideia de uma “verdade complexa”, capaz de submeter a decisão judicial aos limites da Constituição, da integridade e da coerência.

SOBRE O AUTOR

Lenio Streck é Jurista, Professor e Advogado. Doutor em Direito, membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Academia Brasileira de Direito. Autor de mais de 80 obras no Brasil e no Exterior.

Índice

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

PARTE I

O(S) POSITIVISMO(S): ÀS VOLTAS COM OS DUALISMOS

CAPÍTULO I – O COMEÇO DO MAL-ESTAR – MODERNIDADE E DIREITO: ENTRE DUAS FACES DO MESMO PARADIGMA

CAPÍTULO II – O QUE É ISTO – A CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO?

2.1 Sem receitas exegéticas

2.2 A CHD como teoria crítica de segundo grau

2.3 O mal-estar e a terceira cadeira

2.4 O círculo hermenêutico e a impossibilidade do ponto zero

2.5 As três matrizes e o modo de sua articulação

2.6 Entre ontologia e normatividade: a ponte que precisa ser explicitada

2.7 O que a CHD não é

2.8 Quatro confusões adicionais que precisam ser evitadas

2.9 Pré-compreensão não é preconceito vulgar – e desleitura não é desrespeito

2.10 Da antecipação ao controle: o contraditório como acontecimento hermenêutico

2.11 A resposta adequada à Constituição

2.12 Correção, verdade e justificação: distinções necessárias

2.13 Os constrangimentos hermenêuticos da decisão

2.14 A objeção do desacordo enfrentada antes que vire espantalho

2.15 A objeção da circularidade e a objeção da indeterminação

2.16 Quaestio facti e quaestio iuris: uma separação que a hermenêutica não aceita sem exame

2.17 Por que este capítulo está aqui: o programa desta obra

CAPÍTULO III – O POSITIVISMO: MITOS E ESPANTALHOS DESLIDOS PELA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO

CAPÍTULO IV – POSITIVISMO JURÍDICO: A DUPLA CISÃO E OS PARADIGMAS FILOSÓFICOS

CAPÍTULO V – O POSITIVISMO JURÍDICO ANTES DE KELSEN E HART

CAPÍTULO VI – OS POSITIVISMOS JURÍDICOS PÓS-EXEGÉTICOS E PÓS-TEXTUALISTAS

CAPÍTULO VII – AS FORMAS EXCLUSIVAS E DESCRITIVISTAS DE POSITIVISMO

CAPÍTULO VIII – O POSITIVISMO DE LUIGI FERRAJOLI E A CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO: A TENTATIVA DE CONTROLAR A INTERPRETAÇÃO POR MEIO DE UMA “LÍNGUA LEGAL”

CAPÍTULO IX – AS FORMAS INCLUSIVAS E INCORPORACIONISTAS DE POSITIVISMO

CAPÍTULO X – A DISCRICIONARIEDADE COMO CARACTERÍSTICA ESTRUTURAL DO POSITIVISMO JURÍDICO

PARTE II

AINDA O POSITIVISMO – O ENFRENTAMENTO DOS FATOS E DA PROVA: O DESPERTAR DA CRISE

CAPÍTULO XI – A DISCUSSÃO DOS FATOS: UM AJUSTE COM O POSITIVISMO

11.1 Os fatos (valoração da prova) e a ausência de uma preocupação com a (teoria da) decisão nos diversos positivismos

CAPÍTULO XII – OS LIMITES DO POSITIVISMO E DO EMPIRISMO: QUEM PÕE O DIREITO E COMO SE INTERPRETA – APENAS UM DESCRITIVISMO?

12.1 O positivismo entre fatos e normas: limites, interpretação e o problema da “dispensa” dos fatos

12.2 O DNA do positivismo: quem põe o direito e o preço da descrição

CAPÍTULO XIII – PORQUE O LIVRE CONVENCIMENTO NÃO É APENAS UM PROBLEMA PROCESSUAL, E SIM A MANIFESTAÇÃO, NO DIREITO, DA FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA

CAPÍTULO XIV – A PROVA TARIFADA “SUPERADA” PELO LIVRE CONVENCIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPANTALHO – OS DRIBLES HERMENÊUTICOS QUE ANTECIPARAM O LIVRE CONVENCIMENTO

14.1 O Brasil, a prova tarifada e os problemas na transição para o livre convencimento: a criação de um enunciado performativo

14.2 O subjetivismo dos tempos da tarifação e a transição contestada: a adaptação darwiniana da dogmática processual que atravessou o século XX

14.3 De como a adoção do livre convencimento jogou o juiz nos braços da livre convicção, derivativo da íntima convicção – o exemplo privilegiado do processo penal pós-1941

CAPÍTULO XV – O GAP HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO: ENTRE A OBJETIVIDADE E O LIVRE CONVENCIMENTO

CAPÍTULO XVI – REPONDO A VERDADE SOBRE O SIGNIFICADO DO LINGUISTIC TURN

16.1 Por que o linguistic turn não significa ruptura entre consciência e mundo e por que o subjetivismo dos juízes com ele não tem qualquer relação

PARTE III

FENOMENOLOGIA DA PROVA, VERDADE CORRESPONDENCIAL, FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA E DOGMÁTICA PROCESSUAL

CAPÍTULO XVII – O QUE É ISTO – O RACIONALISMO PROBATÓRIO?

17.1 Oito indagações ao racionalismo probatório

CAPÍTULO XVIII – O EQUÍVOCO DE USAR A VERDADE CORRESPONDENCIAL COMO CONTENÇÃO DO PROTAGONISMO JUDICIAL – A FILOSOFIA DA CONSCIÊNCIA E A VERDADE CORRESPONDENCIAL: O CONFLITO DAS ADAEQUATIONES

18.1 A inversão epistemológica e a impossibilidade filosófica – as consequências do esquecimento dos fatos ou de como a epistemologia sem hermenêutica é cega e a hermenêutica sem epistemologia é vazia

18.2 Epistemologia e hermenêutica ou epistemologia vs. hermenêutica?

18.3 A epistemologia, a hermenêutica e a verdade (correspondencial)

CAPÍTULO XIX – DE COMO A HERMENÊUTICA NÃO É RELATIVISTA E DE COMO, NO DIREITO, A VERDADE CORRESPONDENCIAL PRECISA DO LIVRE CONVENCIMENTO – AFINAL, JUIZ CONSTRÓI FATOS?

19.1 O antirrelativismo da hermenêutica

19.2 Taruffo e a construção dos fatos

19.3 Putnam: fato, valor e o risco do realismo selvagem

19.4 Markus Gabriel e o novo realismo

CAPÍTULO XX – AS FORMAS DIVERSAS DE TRATAMENTO DA PROVA E DA DECISÃO NO BRASIL: DO LIVRE CONVENCIMENTO À ADOÇÃO DO RACIONALISMO, CONCOMITANTEMENTE OU NÃO

20.1 De como a operacionalidade e as representações sociais reproduzem o livre convencimento

20.2 De como o livre convencimento abriu caminho para a arbitrariedade e a proposta da solução do problema por meio do racionalismo da prova

20.3 A importação da tese do racionalismo para combater o subjetivismo do juiz

20.4 O racionalismo e a defesa dos standards: contradições em relação ao livre convencimento e ao criterialismo – o “dilema da ponte”

20.5 A manutenção da tese tradicional do livre convencimento

20.6 O racionalismo da prova, o livre convencimento e a racionalização negativa

20.7 O processo como método e a continuidade da aposta na livre apreciação da prova, mas sem verdade correspondencial e standards probatórios

20.8 Processo e verdade como objetivo epistêmico

20.9 A tradição racionalista e a best evidence

20.10 O deslocamento do subjetivismo do juiz para a força demonstrativa das provas – a aposta nos standards

CAPÍTULO XXI – PARA ALÉM DO RACIONALISMO PROBATÓRIO E DO LIVRE CONVENCIMENTO: AS ALTERNATIVAS CRÍTICAS

21.1 Os precursores da crítica ao subjetivismo e ao instrumentalismo

21.2 De como a perseguição da verdade não pode ser a única função do processo

21.3 A defesa do sistema acusatório e a gestão da prova como antídoto às simples verdades consolidadas da dogmática processual penal

21.4 A pretensão de uma nova racionalidade prática procedimental

21.5 Uma alternativa ao modelo de livre convencimento sem adesão ao racionalismo

21.6 A concomitância da rejeição ao livre convencimento com a adoção do racionalismo probatório

21.7 A dimensão epistêmica da prova e o racionalismo processual sem livre convencimento

21.8 Uma crítica à “verifobia” e às decisões baseadas em convicções pessoais

21.9 A valoração da prova e o Construtivismo Lógico-Semântico

21.10 A valoração da prova no garantismo processual

21.11 A valoração da prova e o antiprotagonismo judicial na análise comparativa Brasil-Portugal

21.12 A necessária objeção ao discricionarismo e ao livre convencimento na decisão judicial e administrativa

PARTE IV

CONCEITOS PARADIGMÁTICOS E COMO DECIDEM OS TRIBUNAIS

CAPÍTULO XXII – AS RAÍZES DO RACIONALISMO DA PROVA DEFENDIDO NO BRASIL: É POSSÍVEL DEFENDER ARGUMENTOS SUBJETIVISTAS A PARTIR DE QUEM USA A VERDADE OBJETIVISTA?

22.1 O paradigma hegemônico alçado a mito: o livre convencimento como auto fundador da fundamentação – o olhar sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores (STF, STJ e TST)

22.2 Uma resposta crítica à “questão da valoração” e à omissão de seu contexto paradigmático ou de como o positivismo não aparece nas discussões do racionalismo processual

22.3 Uma retranca epistêmica às possíveis objeções dos racionalistas

CAPÍTULO XXIII – A OPÇÃO POR UM NÃO-POSITIVISMO PARA ALÉM DO RÓTULO “PÓS-POSITIVISMO”

CAPÍTULO XXIV – AINDA (OU CADA VEZ MAIS) PRECISAMOS DISCUTIR A DECISÃO JUDICIAL: A DIFERENÇA ENTRE CRITÉRIOS HERMENÊUTICO-INTERSUBJETIVOS E CRITERIALISMO

24.1 Por que a verdade é aquilo que o sujeito da relação não pode dispor

24.2 Dez teses sobre a Complexa Verdade – e o que delas se segue

CAPÍTULO XXV – ELEMENTOS CONCLUSIVOS: O QUE FAZER COM OS FATOS? DESCREVER OU PRESCREVER? OS CUSTOS EPISTÊMICOS DECORRENTES DA NECESSIDADE DE DECIDIR – AFINAL, DIREITO SE FAZ TAMBÉM COM FATOS

25.1 O mal-estar da modernidade jurídica: as múltiplas faces da crise

25.2 Descrição vs. prescrição: a falácia dos fatos brutos

25.3 O dualismo moderno como patologia estruturante: objetivismo e subjetivismo

25.4 O positivismo, a discricionariedade oculta e o mito moralizante

25.5 A commonlização do Direito e o textualismo de segundo grau

25.6 O curto-circuito epistêmico: a incompatibilidade entre livre convencimento e verdade correspondencial

25.7 A aporia do racionalismo processual e a objetividade produto de uma autoconstrução

25.8 A terceira cadeira: o paradigma hermenêutico e a complexa verdade

25.9 Coerência e integridade como condição da decisão judicial

25.10 O indispensável constrangimento epistemológico e o papel da doutrina

PALIMPSESTO FINAL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

‍

Cadastre seu E-mail para Receber Novidades

E-Mail
Obrigado. Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Não foi possível enviar seus dados. Por favor revise seu endereço de e-mail, aceite os termos e condições e tente novamente.